Competências

Conformação

A FEY conta com um parque fabril de conformadoras modernas e versáteis. Mais de 40 equipamentos de grande porte e investimento, transformam o aço, em fixadores e peças especiais conciliando know-how e tradição na busca incessante de evolução e qualidade percebida. Máquinas que estampam a quente e a frio e processos padronizados de controle de qualidade, certificados pelas normas ISO 9001, ISO/TS 16949, asseguram o cliente de que pode contar com uma estrutura sólida e preparada para atender as suas demandas.

Usinagem

Peças conformadas e tendo a usinagem como segunda operação, tornam-se cada vez mais solicitadas no mercado. O resultado disto é a redução do custo comparando-se com uma peça inteiramente usinada. A FEY conta com a expertise necessária e vem auxiliando cada vez mais os seus clientes e encontrar soluções de alto valor agregado associadas a redução dos custos.

Tratamento Superficial

As linhas de tratamento superficial na FEY são contempladas por máquinas automáticas de fosfatização e zincagem eletrolítica. Estes processos estão baseados na deposição química ou eletroquímica de compostos a base de metais pesados sobre a superfície das peças adquirindo-se propriedades como resistência à corrosão, apelo estético e controle de atrito. A composição das etapas do processo está fundamentada no uso de banhos químicos desengraxantes, decapantes para limpeza dos produtos e banhos específicos para a deposição de fosfatos, de metal zinco e camadas cromatizantes. Todo o processo é amplamente controlado através de um laboratório químico e os produtos submetidos a ensaios de Raio-X para determinação das espessuras dos revestimentos depositados visando atender os requisitos normativos e de clientes. Ao mesmo tempo os efluentes gerados pelos tratamentos são submetidos a uma unidade de tratamento que assegura os envio do efluente tratado ao corpo receptor dentro dos padrões conforme a legislação estabelecida.

Tratamento Térmico

Através das três linhas contínuas de tratamento térmico instaladas na FEY, obtém-se uma capacidade nominal produtiva de 2700 kg/H. Linhas inteiramente automatizadas providas de supervisórios que monitoram todos controles vitais do processo, desde a etapa de limpeza dos produtos certificando a isenção de ferrita delta até a etapa de enegrecimento final do produto, agregando desta forma resistência à corrosão ao mesmo. O atendimento aos requisitos CQI-09 garante estabilidade entre as etapas do processo e assegura o atendimento dos requisitos normativos e de clientes. Ensaios de microestrutura, dureza superficial, dureza de núcleo e resistência mecânica dos produtos, assim como ensaios químicos de banhos são realizados com frequência para assegurar a qualidade absoluta.

Engenharia

Estrutura de engenharia voltada para o suporte aos clientes, engenharia simultânea, elaboração e execução de projetos. Busca constante por materiais, tecnologias e inovações que gerem ganhos de produtividade e competitividade.

Qualidade

Sistema de gestão integrado que concede a Metalúrgica FEY homologações como: ISO 9000, ISO TS-16949, ISO 14000, CQI-9, entre outras homologações especificas de clientes e segmentos de atuação. Composto por laboratórios altamente equipados que garantem a qualidade dos produtos.